O que faz um Calceteiro?
O calceteiro é a pessoa que faz a pavimentação das ruas e calçadas, usando areia ou terra e depois recobrindo com paralelepípedos, pedra calcária (no caso da calçada portuguesa), ou blocos de concreto.
A construção das calçadas, pedra por pedra, é, com toda a certeza, uma das atividades mais tradicionais em Portugal. No entanto, são poucos os jovens que são atraídos para esta profissão.
São poucos os que querem seguir uma carreira de calceteiro, muito embora seja uma profissão tão importante e cheia de responsabilidade.
Não é um trabalho fácil, é verdade. O dia a dia é duro, debaixo de sol e de grande esforço físico. Talvez por essa razão muitos jovens acabem por escolher outras atividades.
Apesar disso, a histórica calçada portuguesa merece o nosso esforço para que se mantenha viva, e para isso precisamos de jovens que queiram tornar-se calceteiros.
Sim! Porque a sobrevivência das nossas calçadas está nas mãos dos mais jovens que decidem abraçar esta tarefa com amor e dedicação.
Calçada Portuguesa
Para sabermos um pouco mais sobre a profissão de calceteiro, vamos falar aqui um pouco mais sobre a calçada portuguesa.
O surgimento desta calçada remonta a 1842. Nesse ano, o governador de armas do castelo de São Jorge mandou pavimentar uma parte do quartel. Quem realizou este trabalho, na época, foram alguns presos.
O pavimento ficou tão bonito que anos mais tarde se fez a pavimentação também na Praça do Rossio, no centro da capital portuguesa. Desde então que a calçada portuguesa se alargou pelo país, e além-fronteiras.
Quais as suas funções
O calceteiro é a pessoa que faz a pavimentação de ruas e calçadas, mas o trabalho em calçada portuguesa é, com toda a certeza, o mais impressionante. Não é um trabalho nada fácil, pois além de ser um trabalho que exige grande esforço físico, precisa também de muita responsabilidade para que os desenhos no chão fiquem perfeitos.
O trabalho consiste em colocar areia, ou terra, e depois colocar as pedras de cores diferentes alinhadas, no local certo, para que os desenhos fiquem como o planeado.
Além da construção, os calceteiros também são responsáveis por fazer consertos de calçadas e pavimentos, assim como restauração dos mesmos.
Apesar da grande responsabilidade deste trabalho, os calceteiros entram na profissão para ganhar o ordenado mínimo. É claro que, ao longo do tempo, a remuneração vai aumentando. No entanto, o facto de se começar numa profissão deste porte com um ordenado mínimo, poderá ser motivo para que poucos jovens procurem a profissão.