As tendências de design para revestimento de 2020 e 2021 mostram que a sociedade está se desenvolvendo e cada vez mais preocupada com a sustentabilidade. Hoje trazemos 10 dicas para quem pretende dar um novo significado para sua casa, seu escritório ou qualquer outro lugar.
O próximo ano será marcado por compromisso e manifestações sociais refletidos em revestimentos. De acordo com especialistas, o design do ano que vem pode ser definido como a personalidade e o caráter de cada residência.
Decorar um ambiente é uma das etapas mais prazerosas de uma construção. Mas para ter mais confiança nas escolhas.
1 – Revestimentos externos
Ambientes externos como garagem, por exemplo, precisam complementar a parte interna e o design de qualquer lugar. Neste caso, é importante dar atenção ao piso do local.
Boas opções são cimento ou porcelanato, desde que seja apropriado para a passagem de automóveis.
2- Espaços abertos
Espaços abertos, que integram a cozinha com sala de estar ou jantar será uma grande tendência de 2021. A ideia é criar um ambiente maior e multiuso.
A divisão dos ambientes pode ser feita com revestimento, pisos, porcelanato e laminado. Profissionais recomendam o uso do porcelanato no chão, por ser um material mais resistente.
Para quem pretende variar a textura, a régua imitando madeira é uma boa opção. Você pode adaptar esse conceito na sala, com porcelanato de outra cor na cozinha.
3 – Pisos e revestimento de madeira
Pisos e revestimentos de madeira serão os queridinhos. Apesar de proporcionar um visual mais rústico, o laminado não é indicado em áreas molhadas porque diminui sua vida útil. Nesse caso também é interessante apostar na imitação da madeira.
Os porcelanatos representam uma solução sustentável, resistente e fácil de limpar. Além disso as possibilidades são diversas como impressão HD e estilos mais raros, que foram facilitados pela tecnologia.
4 – Cores e texturas
Quando o assunto são as paredes, a tendência passa a ser cores e texturas. Revestimentos em 3D demonstram ambientes sofisticados. Em cozinhas americanas, o ideal é destacar o balcão.
No ano que vem, o revestimento ganhará novos formatos, o quadrado tradicional dará vez para o hexágono. Essa novidade deve trazer ambientes tanto rústicos como modernos.
5 – Tendências para cozinha
As decorações de cozinhas modernas sempre se reinventam. Atualmente o cômodo ganhou um novo significado na vida dos moradores. É comum vermos pessoas assistindo TV, trabalhando e até estudando enquanto comem. A partir de novos hábitos, o design se mostra cada vez mais importante.
Entre os materiais que serão tendência estão:
– Mármore: nas bancadas e paredes
– Landrilhos tipo metro: retangulares, pequenos e alongados
– Madeira e pedra: combinados de mármore, quartzo e madeira como revestimento de paredes, pisos e bancadas
– Chão ou bancada de concreto: para quem prefere designs sofisticados e modernos
6 – Tendências para banheiros
Os banheiros permitem inúmeras possibilidades quando o assunto é desin. A tendência é cores mais vivas ao invés de tons amarelo e pastel como costumávamos ver.
Tanto o chão quanto as paredes podem ganhar o mesmo acabamento. Se o seu perfil é tradicional, vale apostar em um porcelanato acetinado, que escorrega menos no chão, com uma cor sólida e um revestimento colorido na parede do box.
Em banheiros maiores é indicado um revestimento neutro nas laterais. As réguas imitando madeira ficam no chão e no box.
7 – Casas inteligentes
A pandemia ocasionada pelo Covid-19 fez com que a tecnologia e os negócios digitais avançassem cada vez mais. Poucas pessoas, no entanto, perceberam as possibilidades de materiais, revestimentos e opções desses elementos.
A ideia das casas inteligentes é levar conforto e facilidades, e pode ser controlada por meio de um aplicativo de celular. Os benefícios promovidos pelas casas inteligentes são diversos, incluindo acender e apagar a luz, alteração de cor e controlar a ansiedade.
As inovações não param por aí e ainda vêm acompanhadas da preocupação com a saúde pública. Estamos falando das superfícies ativas.
Superfícies ativas são feitas com materiais específicos e de baixa absorção, com o objetivo de evitar a proliferação de vírus e bactérias. Ainda não se pode afirmar a efetividade desse revestimento no combate ao coronavírus.
8 – Iluminação clean
A iluminação clean permite o uso da luz no teto, luminárias de piso ou móveis iluminados para criar pontos específicos na decoração.
Esses sistema de iluminação é um excelente acabamento em diversos cômodos. A ideia é considerar a casa como um todo, assim a luz pode ser melhor aproveitada pelos moradores.
9 – Acabamento industrial
O estilo industrial conquistou projetos de arquitetura e decoração e deve continuar como tendência em 2021. Quem se interessar por esse modelo pode utilizar luminárias pendentes ou de chão, e lâmpadas de fixação exposta.
Existem opções como luminárias de metal, luzes em tubulações, lâmpadas em tripés e pontos focados em neon.
10 – Acabamentos foscos
Tonalidades foscas devem se aliar a tecnologia no ano que vem. Essa tendência pode ser percebida em cubas, torneiras, acessórios decorativos e elementos elétricos como as tomadas.
Elas podem ser encontradas em acabamentos foscos, em diferentes estilos como branco, preto e grafite.
O que podemos esperar?
Se você está interessado em mudar a cara do ambiente, vale considerar o local como um todo e não decorar as partes de forma individualizada. Essa estratégia possibilita o melhor aproveitamento da luminosidade e tecnologia, como explicamos no decorrer deste artigo.
Novos formatos, cores chamativas e revestimento de elementos tecnológicos serão destaques. Apesar disso, alguns estilos seguem firme como a régua imitando madeira e acabamentos foscos. Os acabamentos industriais, que combinam iluminação e modernidade, também estão entre as preferencias.