As Tendências para Decoração

Chegou a época do ano em que eu começo a me preparar para os projetos de decoração de fim de ano. Num piscar de olhos, estaremos brindando a chegada de  mais um ano, com o coração cheio de esperança!

Todos os anos, assim que entramos no segundo semestre, empresas referência de mercado, no setor de design de interiores, divulgam as tendências para o ano seguinte.

Papel de parede, pintura ou adesivo. Ano das pinceladas, borrões, tudo muito delicado ao olhar. Fonte:Designmilk

O que inspirou as tendências de decoração?

A casa tornou-se o centro do universo, e todos nós conhecemos bem o motivo. A princípio ela igualou-se a  uma prisão, em seguida,  virou um porto seguro, e por fim, a reconhecemos como o refugio mais acolhedor desse mundo.

O formato curvo para sofás foi moda na época do Art Déco. Trata-se da melhor configuração para uma roda de conversas! Fonte: acervo próprio

Qual a relação entre o consumismo e as tendências?

Muito simples. A valorização da natureza é a bandeira da sustentabilidade . Essa por sua vez, implica em  “reuso”, e o “look usado” que você vai ver na decoração do ano que vem é uma celebração ao reuso.

Não quero me estender, mas acho importante você saber que os estudos sobre o consumismo no século XXI, indicam que sua relação com stress esta cada vez mais forte. *

Open space ou Espaço aberto, um conceito que atrapalhou o dia a dia de algumas casas durante a pandemia de 2020, é a tendência que se mantém no próximo ano. Fonte: designmilk

Quais são os materiais com aspecto acolhedor?

São os materiais que tem textura ao tato, ráfia, linho, sisal, jeans  e principalmente, os materiais que apresentam textura  visual.  Isto porque a  tendência é o aspecto “usado”. Como  principal exemplo , cito a madeira ( seu reuso é fundamental numa decoração sustentável) , o couro sintético, também com aspecto envelhecido, e até mesmo o porcelanato, que aparecerá no próximo ano com padronagem “desgastada”.

Cerâmica, cimento, porcelanato, e até papel de parede reproduzem o aspecto do Aço Corten. Fonte: Castellato.com.br

Quais são as padronagens com aspecto acolhedor?

Esqueça as florzinhas, e os tons pastéis, os trabalhos de patchwork atuais podem ser até emoldurados na sala. fonte: Pinterest

Quem gosta de aquarela por sua característica mais marcante, o borrão, vai  adorar os papeis de parede que reproduzem o aspecto de tinta manchada, pois a tendência para compor as paredes, tira de cena, padronagens  marcantes, para colocar no lugar, imagens suaves.

Tanto um edredon de patchwork como um papel de parede com borrões podem  decorar os quartos de bebê, porque uma tendência que já vem se fixando a alguns anos, é  desvincular da decoração o gênero do  recém nascido. O novo quarto de bebe, não usa rosa ou azul, usa cores terrosas, em tons neutros, salteado de verde.

Qual a cor que passa  a sensação de acolhimento?

Verde claro acinzentado. Cuidado para não escolher verde pastel. É cor de hospital… Fonte: essere.com.cy

Quais são os rituais a serem realizados na casa?

Na impossibilidade de realizar grandes eventos, as pessoas encontraram-se com um ou dois amigos, neste ano que termina. O trabalho em casa, aproximou pais e filhos, como nunca antes. Sem o auxílio da secretária do lar, muitas donas de casa tiveram que se superar para realizar seu trabalho, somado ao trabalho da casa. Essas experiências criaram a necessidade de pequenos espaços para realização de rituais em casa.

Crie um espaço para o ritual do cafezinho com seus amigos.

Noites na cozinha com as amigas, manhãs de sábado preparando cerveja doméstica, tardes de degustação de vinho…. jogo de cartas.. Juntar poucos amigos e se aventurar numa dessas atividades é a tendência, desde que o local ( a mesa, o aparador a bancada),estejam devidamente decorados para o evento. E  para nós que amamos decorar, essa é a melhor parte da festa!

*A Universidade de Northwestern, nos Estados Unidos, divulgou um estudo, demonstrando que, quanto mais preocupação com consumo e status, maior o nível de depressão e isolamento social detectado nas pessoas.

por Elias Pereira Geral